sábado, 28 de setembro de 2013

As ideias para o Grafite ~

Essa é uma ideia que irei colocar no grupo do facebook chamado Empreendedorismo Social em MS , então vai ser um texto com mais nexo que os que normalmente escrevo. Em fim o texto sobre o grafite:


Grafite é a arte urbana, é algo bonito, que realmente se destaca e deixa locais sem graça da cidade mais coloridos, alegres ou passa uma mensagem utilizando uma bela arte.


Quanto mais olho Campo Grande, vejo que nos últimos 3 anos o número de pichações cada vez aumenta mais e mais, principalmente no centro da cidade, até mesmo fazendo a revitalização do centro ser algo quase que perdido em diversas lojas e prédios.

A pichação tem o mesmo tipo de finalidade que o grafite, que basicamente é chamar atenção, o grafite apenas faz isso com arte e na maioria das vezes tem a autorização do dono do local onde é grafitado(tirando alguns locais abandonados que a arte é feita sem a autorização de ninguém).

Campo Grande é uma das cidades mais bonitas que eu conheço, uma das poucas capitais que você consegue ver uma arara voando os céus em qualquer parte da cidade, mas com a onda crescente de pichação tenho a impressão que ela pareça mais feia, acho que a cidade pode ficar bonita se ela ficar mais colorida com a arte.

A verdade que eu a única ideia que tenho realmente é: Campo Grande tem de tudo para se tornar uma cidade mais colorida e aumentar sua beleza.

(Em SP - Grafite que faz uma volta ao passado da ferrovia).
Existem muitos locais que podem se beneficiar com a arte, desde casas, prédios e empresas que são alvos de grafite, as possibilidades são ilimitadas e podem ser muito bem aceitas numa cidade que não para de crescer, não tenho certeza. CG também parece cada vez mais uma cidade universitária, sua cultura que varia e se mistura também proporciona uma enorme variedade de temas que podem ser abordados, sem contar na variedade de locais e coisas incríveis que podem receber as cores.

Os artistas de CG e do estado são incríveis, recentemente eles foram chamados para ir ao festival inverno de Bonito pintar um mural, alguns já foram contratados por lojas para pintar suas fachadas ou o muro do prédio, alguns já foram ensinar seu trabalho em escolas, existem artes tocantes ou divertidas por vários lugares da cidade.

("Sempre há esperança", sintetiza o grafite que dá charme e encanto ao velho muro à margem da Rua José Antônio, na esquina com a Antônio Maria Coelho, na região central de Campo Grande - Artista Decy)

As possibilidades são imensas, e eu realmente não sei por que caminho ir para transformar ela em algo palpável.


As poucas coisas que eu pensei até agora são:

Como aproximar o grafiteiro da pessoa que tem seu muro da para trazer uma campanha de algo já existente:
  • Color+ City : Você pode oferecer seu muro, o grafiteiro reserva ele e a arte é feita, mais detalhes podem ser vistos no cite (esse projeto só teve uma grande campanha em São Paulo, mas existem alguns usuários já em Campo Grande).
  • Com o apoio oficial grandes prédios muros e locais públicos também podem receber a arte: como o Museu Aberto de Arte Urbana e até em projetos menores que envolvem locais mais carentes(como esse).
Quais seriam as vantagens de algo assim existir?
Alem de deixar a cidade mais bonita, ajuda a transformar lugares esquecidos, revitalizar o local (tipo nossa a antiga rodoviária (algo que pode ser feito como nesse lugar)), dar uma oportunidade de vida para pessoas marginalizadas, demonstrar a nossa cultura onde todos podem ver.

(Artista Eduardo Kobra - SP)
Em termos do que pode e onde pode ser colocado o grafite eu pensei em algumas possibilidades:
  • Locais alvos de pichação(empresas, muros, casas, paredes, todo tipo de local);
  • Fachadas de empresas ou muros;
  • Muros de escolas (pois muitas vezes elas são os alvos de pichações e depredação);
  • Pontilhões da cidade que geralmente são pichados poderiam conter grafites gigantes e incríveis, de temática livre, ou até regional (muitas cidades adotam isso para diversas coisas públicas, o Museu Aberto de Arte Urbana em SP(ao ar livre) é algo desse gênero)
  • Orelhões, lixeiras, murais, interiores, postes, calçadas, escadas, etc (pois a arte necessariamente não precisa ficar presa apenas as paredes).


A baixo vou deixar várias fotos de exemplos como os que eu disse que podem ser possibilidades:

E por ultimo um pouco da arte em Campo Grande(algumas já não existem mais):


(Do artista Decy)
(Não sei em que rua, mas o artista é o MRCO(não achei nenhuma página dele))
(Grafite feito pelo artista Diego Verme(não achei nenhuma pagina dele), em um mural do Centro de Cultura da Infância Espaço Imaginário)
(Grafite de vários artistas no Centro Comunitário Dalva de Oliveira - Foto tirado do blog do artista MD)
(Não é em CG, mas esse é o Mural feito para o Festival de Inverno em Bonito - 2013)
(Da artista Marilena Grolli, outra arte dela recente é uma encontrada na Calógeras, perto da Antonio Maria Coelho)
(Artista Gnomo, não sei o local)
(Artista Muriel Oliveira Curumin, não sei o local)

Olhem os links neles há muita coisa que eu acho que contribui para essa ideia. E por favor, eu aceito muitos comentários, de criticas a sugestões. Toda contribuição é válida para evoluir essa ideia. Obrigada pela atenção!

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, bem embasado e com muito exemplos bonitos. Tb acho que poderia melhorar bastante se uma iniciativa dessa fosse posta em atividade, espero que sua idéia evolua mais, e se precisar, tenho um amigo que faz essa arte e que conhece até o Gnomo, heh.

    ResponderExcluir
  2. Mostrar Arte é sempre bem vindo ela alivia as dores da alma...Parabéns

    ResponderExcluir